quarta-feira, 1 de maio de 2013

Invictus

    O título deste ótimo filme nos remete logo a ideia de invicto, ou seja, que não tem derrotas em sua trajetória. Relação correta, já que um dos personagens principais da história é um time de Rugby que deve manter-se invicto para ganhar a competição mais importante de sua trajetória. Mas o título do filme também se refere a um poema inglês que inspirou o personagem principal do filme durante seus anos na prisão.
    O personagem principal em questão é Nelson Mandela e o time é a seleção sul-africana de Rugby, os Springboks. O filme conta a história de como o então presidente Mandela tentou, através do esporte, unir uma nação separada pelo racismo. Quando a história começa, o Apartheid (regime segregacionista oficial da África do Sul, que distinguia brancos de negros) já foi extinto (1994), Mandela já não é mais preso político e já se tornou presidente do país. Entretanto, apesar de já não existir uma segregação oficial, a nação ainda é dividida em duas, pois os sentimentos de menosprezo e a tensão entre a minoria inglesa e as etnias africanas ainda persiste.
    Mandela, entre várias iniciativas para construir uma nação democrática multi-étnica, percebe que o Rugby, praticado até então apenas pela elite branca, pode ser usado também para esse fim. A partir dessa percepção, estreita sua relação com os Springboks, principalmente com o capitão, François Pienaar. Dessa relação surge um objetivo maior, importantíssimo para a nova nação sul-africana: conquistar a Copa do Mundo de Rugby de 1995. É um filme belíssimo, com ótimas cenas de jogos de rugby, com atuações fantásticas e uma trilha sonora melhor ainda.
    O mais legal do filme: o elenco das equipes de rugby é composto por jogadores de verdade!

Trailer

Ficha Técnica 
Invictus (2009)
Direção: Clint Eastwood
Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon, Adjoa Andoh, Tony Kgoroge, Julian Lewis Jones
Curiosidade: O verdadeiro François Pienar auxiliou Matt Damon na construção do personagem para o filme.
Duração: 133 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário