sábado, 24 de maio de 2014

Histórias de Amor (Liberal Arts)

    Apaixonei-me perdidamente por este filme! Fui atraída para ele por causa do ator e diretor, Josh Radnor, protagonista da série "How I Met Your Mother", da qual eu gosto muito. Não tinha muitas pretensões, mas pelo trailer, parecia ser um filme leve e interessante. Minhas expectativas foram superadas ao ver tantas coisas que eu amo presentes no roteiro: Teatro, Música Clássica, os campi de universidades antigas, discussões sobre ideias e sentimentos e, principalmente, livros, todos em cenas entregues em uma bandeja reluzente ao público, cheias de beleza, sutileza e contemplação. 
    O título original do filme menciona um formato de ensino superior bastante presente na tradição educacional da América Anglo-Saxônica, os bacharelados em Artes Liberais, que seriam estudos mais filosóficos, voltados para o desenvolvimento da intelectualidade, da lógica, do conhecimento das humanidades e das artes; um estudo que se contrapõe aos cursos superiores focados na parte técnica ou mecânica da sociedade, que objetivam a preparação para produção de materiais utilitários para o cotidiano. Já o título em português deve referir-se às histórias de amor pelo ensino, pelas artes e pelo passado, pois amor romântico, naquele formato já conhecido dos filmes de romance, há pouco.
    Temos como protagonistas Jesse, um homem de 35 anos que graduou-se em Artes Liberais, viciado em Literatura, que sente muita saudade da vida na universidade; Zibby, uma jovem de 19 anos, que está no segundo ano de Teatro e História da Arte na mesma faculdade; e o próprio campus da Ohio University, cheio de gramados verdes e prédios antigos, que apresenta ainda mais três personagens que enriquecem a trama.
    O mais legal do filme: Jesse e Zibby trocam cartas, em pleno ano de 2012!


Ficha Técnica
Liberal Arts (2012)
Direção: Josh Radnor
Elenco: Josh Radnor, Elizabeth Olsen, Richard Jenkins, Allison Janney, John Magaro, Elizabeth Reaser, Zac Efron
Duração: 97 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário