domingo, 16 de março de 2014

Miss Representation

    Miss Representation é um documentário dirigido por Jennifer Siebel, uma atriz e, a partir deste, diretora dos Estados Unidos. O título do filme, sem tradução oficial em português, é um trocadilho com a palavra "miss": ela significa falta de alguma coisa (neste caso, falta de representação), mas também é a alcunha das vencedoras dos repetitivos concursos de beleza que ocorrem mundialmente. Jennifer justifica a realização do documentário com o nascimento de sua primeira filha, Montana. Ela diz que, a partir disto, começou realmente a refletir sobre as armadilhas sexistas em que ela própria havia caído, como mulher e como atriz.
    O documentário mostra o grande poder da mídia para a construção das identidades de meninos e meninas, apesar de o foco estar na imagem destas últimas. A situação analisada refere-se aos E.U.A., mas pode facilmente ser estendida a outros países, incluindo o Brasil, que copia da América do Norte a maioria de sua produção midiática. Para essa análise, faz uso de estatísticas, entrevistas com figuras políticas, atrizes, diretoras e roteiristas e estudantes do Ensino Médio, e ainda apresenta imagens veiculadas pela Indústria Cultural, o que inclui publicidade, filmes, games, noticiários, etc.
    Logo no início recebemos a informação de que os jovens passam em média 11 horas por dia conectados a algum tipo de mídia, incluindo mídia impressa, televisiva e virtual. Como negar o poder de influência da mídia na construção de nossa sociedade, se os futuros adultos passam mais tempo com a mídia do que em qualquer outro espaço?
    O mais legal do filme: ao final são sugeridas diversas ações que cada um pode ter para modificar esse cenário injusto e nocivo.

Trailer
Filme completo legendado

Ficha Técnica
Miss Representation (2011)
Direção: Jennifer Siebel Newson
Entrevistas: Jane Fonda (atriz), Geena Davis (atriz), Condoleezza Rice (Secretária de Estado), Katie Couric (âncora de telejornal), etc.
Duração: 86 minutos
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário